
Maquiagem Social

Oferecido por:


Segundo os dicionários, maquiagem ou maquilagem, ou ainda, maquilhagem, é a aplicação de substâncias especificamente destinadas para o corpo, com efeito cosmético de embelezamento ou disfarce, seguindo, na maioria dos casos, as tendências da moda.
Origens
O ato de colorir a pele remete o homem às culturas primitivas. As pinturas (ainda presentes em povos mais isolados) utilizavam substâncias vegetais, como urucum, carvão, argila e pedras moídas, com a finalidade de preparação visual para eventos religiosos e militares, eles também definiam a casta.. . Um bom exemplo são os aborígenes australianos, que mantém a tradição de pintar figuras geométricas, intrincadas pelo corpo.
Já no antigo Egito, a maquiagem tinha a mesma função dos dias atuais: o embelezamento! Sua representante máxima, a Rainha Cleópatra, destacava-se pelo contorno dos olhos e das sobrancelhas, reforçado e alongado, produzido por uma tinta preta, chamada Khol. Sabe-se que a primeira greve do mundo (que foi no Egito) foi pela falta de cerveja e maquiagem.
No auge da Idade Média, cujo poder absoluto era da Igreja Católica, a beleza feminina foi um problema social significativo. A igreja passou a reprimir qualquer forma de expressão da mulher, evitando que fossem “sedutoras”.
Somente no século XX, o conceito de maquiagem sofreu uma transformação revolucionária, começando pelos contextos das guerras mundiais e depois impulsionada principalmente, pelas atrizes do cinema americano.
​
Seja para o dia a dia ou uma festa, pode-se lançar mão dessa técnica valorizando pontos positivos e harmonizando os negativos ou ainda uma maquiagem artística..